Conheça a nova Bolsa Família

Com um deslize, jogos típicos e degustação empanadas, dieciochera começou a celebração da maior de Tarapaca, organizado pelo Serviço Nacional do Idoso (Senama) na Casa del Encuentro de Iquique. Na atividade, em que mais de 150 pessoas participaram, o início da primavera também foi bem-vindo.

A comemoração dos 208 anos da Independência do Chile reuniu idosos de diferentes clubes da província, que participam constantemente de oficinas e projetos promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social, através do SENAMA.

Na ocasião, eles foram acompanhados pelo prefeito de Tarapacá, Miguel Ángel Quezada; o governador de Iquique, Álvaro Jofré; o Seremi de Desenvolvimento Social, Katherine Aliaga; o Seremi da Mulher e Equidade de Gênero, Milca Pardo, e o coordenador regional do SENAMA, Guillermo Varas.

Conheça a nova Bolsa Família

Neste contexto, o prefeito Quezada destacou o entusiasmo e entusiasmo demonstrado pelos idosos em nossa região, observando que “eles têm muita coragem e muita energia para continuar fazendo as coisas em suas organizações, e isso mostra. É por isso que, como o presidente Piñera pediu, viemos acompanhá-los para celebrar juntos o Dia da Independência e as Glórias do Exército ”.

Por sua vez, o Desenvolvimento Social Seremi explicou que ao longo do ano são desenvolvidas iniciativas em que participam idosos. “Por meio do SENAMA, estamos constantemente realizando uma série de atividades em diferentes áreas, como workshops, seminários, eventos recreativos, entre outros. Nosso Presidente nos confiou essa importante tarefa e continuaremos a nos concentrar totalmente, permitindo que nossos idosos tenham uma velhice muito mais ativa “, disse Aliaga.

Na atividade, os idosos puderam mostrar o que aprenderam nas oficinas de cueca realizadas no Mês da Pátria na Casa do Encuentro, onde também realizaram diversas iniciativas culturais, artesanato e esportes, sempre ao vivo benefício dos idosos na região de Tarapacá.

A formação de várias fundações e corporações de La Araucania foi lançado na sexta-feira o Fundo de Inovação Social Chile de todos os homens e 2018, onde eles são convidados a fundações, corporações, organizações comunitárias e universidades para se candidatar a projetos com inovação social para superar da pobreza e da vulnerabilidade das pessoas.

Saiba mais sobre o programa social

Rodrigo Carrasco, o Seremi de Desenvolvimento Social da região, referiu-se aos objetivos dessa contribuição. “Este fundo procura apoiar instituições e organizações que promovem o progresso social quem tem direito ao bolsa família 2019.

Pode ser fundações sem fins lucrativos, grupos comunitários, universidades e institutos estão fazendo pesquisas sobre como fazer progresso significativo no funcionamento social ou que desejam estudar casos em que tenha sido notado que houve um avanço significativo, uma nova metodologia ou uma nova realidade pode ser replicado em outro lugar “, disse a Autoridade.


Para este ano, 1.140 milhões de pesos foram alocados para financiar projetos de inovação social que melhorarão a qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis ​​em nosso país. Em 2017, 94 projetos foram premiados e um total de US $ 1.116 milhões de pesos foi entregue.

“O mais importante é promover boas idéias, inovadoras em termos de desenvolvimento social de grupos, já que políticas públicas podem surgir a partir disso. Parte da inovação é que formas boas e inovadoras de fazer desenvolvimento e avanço social podem ser detectadas, e que podem ser replicadas em outras partes do Chile “, disse Carrasco.

As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de agosto na página www.sociedadcivilmds.cl, ou pessoalmente no Seremi de Desarrollo Social, localizado em Bulnes 590, 7º andar, Temuco.

Conheça a nova Bolsa Família
Avalie este artigo!